etapas da pesquisa
Fase 1 - Prevalência de incontinência atlética
Nesta etapa inicial, a avaliação da incontinência atlética será feita por meio de um questionário digital que será enviado por e-mail as praticantes de CrossFit e estará disponível no site criado pelo grupo de pesquisa, intitulado: www.crosscontinencebr.wixsite.com/crosscontinencebr
Fase 2 - Avaliação clínica do assoalho pélvico
A avaliação clínica das praticantes de CrossFit será nos Centros de Continência Atlética (endereços disponíveis no site).
O médico ira fazer uma entrevista, exame físico e exame ginecológico para quantificar a incontinência atlética e o prolapso genital.
Fase 3A - Avaliação funcional do assoalho pélvico pelo toque vaginal
O exame será feito em posição ginecológica e o examinador fará um toque vaginal pedindo para que a atleta faça a maior contração possível dos músculos.
Fase 3B - Avaliação funcional do assoalho pélvico pelo perineometro
O perineometro é um aparelho que mede a pressão intravaginal O equipamento tem um sensor de borracha siliconado conectado a um tubo de plástico, e uma unidade leitora. O sensor é ativado de acordo com a força da musculatura do assoalho pélvico e a pressão é transferida para a unidade leitora.
Fase 4A - Quantificação da perda de urina pelo teste do absorvente convencional
As atletas que farão o Teste do absorvente receberão um kit identificado por número, contendo: uma garrafa de 500ml de água + 1 folha de instruções sobre o teste e um saco plástico contendo um absorvente. A voluntaria será orientada a esvaziar a bexiga duas horas antes do horário de início de teste.
O teste convencional de 1 hora consiste das seguintes etapas
-
Subir e descer escadas por 15 minutos
-
Sentar e levantar dez vezes
-
Tossir vigorosamente dez vezes
-
Pegar objetos no chão cinco vezes
-
Correr no mesmo lugar por um minuto
-
Lavar as mãos em água corrente por um minuto
Após o término dos exercícios, a paciente terá que urinar e colocar o absorvente dentro do saco plástico recebido no kit. Este saco será então pesado em uma balança de precisão.
Fase 4B - Teste do absorvente de campo (Field Pat Test)
O Teste do absorvente de campo (FieldPadTest) tem como objetivo simular os movimentos em que podem ocorrer a perda de urina. O teste será realizado na própria academia com a bexiga vazia há 2 horas. Ao chegar, será orientada a ingerir 500 ml de água em até, no máximo, 15 minutos e ficar em repouso por 30 minutos. Após o repouso, o volume vesical será verificado com o exame de ultrassonografia abdominal não invasivo, portátil. Caso o volume seja >250ml a mulher iniciará os 12 movimentos básicos do CrossFit em até 30 minutos. Ao termino do teste, o absorvente ser pesado novamente.
Fase 5 - Avaliação da forma do assoalho pélvico pela ultrassonografia 3D-4D
Em posição ginecológica, será realizado uma ultasonografia não invasiva para avaliar a espessura dos músculos do assoalho pélvico.
Fase 6 - Tratamento da incontinência atlética por meio da fisioterapia
Após as avaliações, as atletas passarão por treinamentos preventivos do assoalho pélvico (Circuito Pelvicsport). O Circuito PelvicSport consiste de exercícios de reabilitação do assoalho pélvico e duram oito semanas.. O Programa PelvicSport é formado por cinco fases:
Fase 7- Eficácia, segurança e tolerabilidade do uso de pessário vaginal em praticantes de CrossFit com incontinência urinária
Um grupo de atletas incontinentes fará uso de pessário vaginal durante os treinos. Será utilizado o pessário em forma de cubo, conforme Figura 5.
O pessário será utilizado somente no treino, por um período de 8 semanas.